Quem Somos



    O que é o Seminário Menor? 

      Comecemos negativamente: O que não é?

      Não é um Seminário Maior. Isto é evidente: o jovem ou o menino ainda não tem a  capacidade de discernimento própria de um seminarista maior. Por este motivo não se requer nele um discernimento definitivo da vocação. Portanto não pode haver tanta exigência nem uma vida tão marcadamente sacerdotal e religiosa.

       Mas tampouco é um simples internato, no qual se busca somente a formação cristã dos jovens.

       No Seminário Menor existe uma orientação sacerdotal, que longe de pressionar ao seminarista vai mostrando a beleza e a grandeza da vida consagrada. 

      " Conservem-se onde existem e fomentem os seminários menores e outras instituições semelhantes, nos quais, com o fim de promover vocações, dê-se uma peculiar formação religiosa, junto com o ensino humanístico e científico; e inclusive é conveniente que o Bispo diocesano, onde o considere oportuno, proveja à ereção de um Seminário Menor ou de uma instituição semelhante".(CIC 237)

        Será próprio do Seminário Menor o ambiente quente de uma família que se terá que viver. Outra característica desta Casa será a alegria juvenil. E tudo isto em uma relação de grande confiança com os superiores, clave para o reto discernimento vocacional: (O discernimento) requer que existam realmente no Seminário Menor uma confiança familiar com os superiores e uma amizade fraternal entre os alunos, de maneira que formando todos uma família, possam com mais facilidade desenvolver conveniente e adequadamente sua própria natureza, de acordo com as disposições da divina Providência". (RF 13)

        Por ser Seminário Menor do Instituto do Verbo Encarnado deverá ter algumas nota distintivas:

         - a espiritualidade se centrará no mistério do Verbo Encarnado,

         - o fim específico do Instituto de inculturar o Evangelho se buscará especialmente no estilo de formação espiritual, intelectual e cultural dos seminaristas,

      - o ímpeto missionário, em trabalhos apostólicos concretos, na intenção missionária que ficará no estudo, na oração e oferecimento de obras pelas missões,

         - na importância dada à vida comunitária e a caridade fraterna.



“A Igreja sempre tem velado pelas vocações. Tem rezado pedindo-as, tem incentivado e ajudado a discerni-las e a fortalecê-las.” (Diretório de Seminário Menor, parte I, IVE)

Nossa congregação, unida à vontade da Igreja, às inspirações do Espírito Santo e vendo a vontade de Deus que se manifestava através de jovens que queriam consagrar a sua vida a Ele, fundou no ano 1995 o “Seminário Menor São Tarcisio” na paróquia Verbo Encarnado, diocese de Santo Amaro.

    “O Seminário Menor “São Tarcísio” deverá estar centrado no mistério do Verbo Encarnado.”(Diretório de Seminário Menor,parte I, IVE)“O fim próprio do Seminário Menor é ajudar aos adolescentes que parecem possuir germens da vocação, para que a discirnam mais facilmente e possam responder a ela.” (Diretório de Seminário Menor, parte II, IVE)

     O Seminário é aberto aos jovens, com idade entre 11 e 17 anos. Aqui se encontra um ambiente propício para discernir, definir, proteger e desenvolver o chamado do Senhor à vida consagrada.
Um grupo de sacerdotes e de seminaristas maiores cuida da educação para a formação espiritual, intelectual, cultural e humana dos candidatos.

   As atividades formativas do Seminário Menor se desenvolvem em harmonia com as famílias dos candidatos, com as quais se pretende promover um diálogo aberto e frequente, e assim a interação educativa entre “Seminário Menor” e famílias seja de proveito para a educação e maturação integral dos jovens. “Os que forem chamados, respondam com gozo e generosidade ao dom da vocação.” (Beato João Paulo Magno)

Onde Vivemos