Orações








ORAÇÃO INICIAL PARA TODOS OS DIAS (todos)

Ó glorioso São Tarcísio que agora no Céu estás gozando o prêmio do teu amor verdadeiro a DEUS e de fidelidade e proteção constante à Santa Eucaristia. Abençoa nossas famílias, abençoa nossos lares, abençoa nossas Paróquias e seus devotos que buscam em Ti o Amor e a coragem de lutar por JESUS CRISTO. Quero todos os dias, seguir tua bravura, recebendo em meu coração a Santa Eucaristia, seguindo JESUS CRISTO, amando e respeitando o serviço de sua Igreja, o Mistério de nossa Fé. Livrai-me da maldade e de tudo o que pode me separar de DEUS, do próximo e da salvação eterna.

(reza-se o dia correspondente)

ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS: (presidente)

DEUS nosso PAI, Vós nos dais o exemplo dos santos para que possamos sempre mais nos assemelhar à imagem de vosso Filho e, um dia, habitar junto a Vós. Concede-me, por intercessão de São Tarcísio, vosso fiel servidor nesta terra, a graça que hoje Vos peço (diga a graça que deseja).

(Pai-Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai)

São Tarcísio, rogai por nós.





PRIMEIRO DIA (06/08) (presidente)

Tarcísio órfão nas ruas de Roma

Ó admirável São Tarcísio, tu que foste órfão, ensina às pessoas constituídas em toda e qualquer forma de poder e autoridade a usar de seu cargo com sabedoria. Que, pautados pelo encontro com o Senhor, possamos nos tornar homens de DEUS para os homens de hoje. Amém.

SEGUNDO DIA (07/08) (presidente)

Tarcísio Companheiro de Jesus

Ó admirável São Tarcísio, tu que acreditando plenamente nas palavras de JESUS CRISTO, nosso Mestre, te fizeste fiel à Eucaristia, mostra-nos a alegria de servir a um único Senhor. Que possamos, sempre mais, acreditar nas palavras do Santo Evangelho e, vivendo em nossa vida seus ensinamentos, anunciá-lo dessa forma a todos quanto pudermos. Amém.

TERCEIRO DIA (08/08) (presidente)

Tarcísio protetor dos Ministros da Eucaristia

Ó admirável São Tarcísio, tu que fizeste tão zeloso guardião da Eucaristia, desperta nos cristãos dos nossos dias tal amor e tal gesto.
Que, sempre mais, as pessoas se disponham a doar parte de sua vida pela causa do bem comum de toda a humanidade e pelo crescimento do Reino de DEUS nesta terra. Amém.

QUARTO DIA (09/08) (presidente)

Tarcísio guardião da Eucaristia

Ó admirável São Tarcísio, tu que foste incumbido de levar a Eucaristia aos cristãos que seriam martirizados nas arenas romanas, inspira nos cristãos de nossos dias o amor à verdade evangélica e o distanciamento de toda falsa doutrina anunciada como fonte de salvação. Que busquemos somente no seguimento do Senhor, na doação serviçal e comprometida, o caminho para a conquista do Reino definitivo. Amém.

QUINTO DIA (10/08) (presidente)

Tarcísio seguidor dos ensinamentos de Cristo

Ó admirável São Tarcísio, tu que, amando CRISTO em sua totalidade, consagraste tua vida ao Santo Corpo do Senhor consagrado na Eucaristia, desperta no coração de muitos jovens semelhante desejo. Que de nossas comunidades saiam sempre mais continuadores da obra e do Reino iniciados por JESUS. Inspira também, São Tarcísio, a perseverança aos nossos padres, religiosos, seminaristas e leigos em geral. Amém.

SEXTO DIA (11/08) (presidente)

Tarcísio protetor dos que estão em perigo

Ó admirável São Tarcísio, tu que em tuas andanças pelas ruas de Roma sempre defendeste os mais fracos e injustiçados, inspira nos habitantes de nossas cidades o amor à vida comunitária e solidária. Que não tenhamos medo de nos reunir para orar, defender nossos direitos ou desfrutar juntos momentos de lazer. Fazendo-o, estamos defendendo a vida, maior milagre da criação. Amém.

SÉTIMO DIA (12/08) (presidente)

Tarcísio protetor dos perseguidos

Ó admirável São Tarcísio, tu que viveste em Roma durante a perseguição aos cristãos nunca tiveste medo de defender os ideais do cristianismo, inspire em nossos jovens os valores de luta e união para superarem as dificuldades do dia a dia, sem medo de serem felizes. Amém.

OITAVO DIA (13/08) (presidente)

Tarcísio exemplo de vida cristã

Ó admirável São Tarcísio, tu que pelo exemplo de vida, doação e amor pela causa de CRISTO te fizeste tão querido de nossa gente, ensina-nos sempre mais o caminho do serviço e do desprendimento, como uma forma de nos fazer presentes junto àqueles que estão junto de ti.

NONO DIA (14/08) (presidente)

Tarcísio protetor dos convertidos

Ó admirável São Tarcísio, tu que não tiveste medo da morte, pois estavas com CRISTO Nosso Senhor, contempla ainda piedosamente os pobres pecadores, que, já prestes a soltarem o último suspiro, não pensam em procurar salvar-se. Faz que se convertam sinceramente ao Senhor, antes de comparecerem perante o tribunal do Juiz.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»




1º Parte


1. O ANJO (PORTUGUÊS)

V. O anjo do Senhor anunciou a Maria.
R. E ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria...

V. Eis aqui a.escrava•do Senhor.
R. Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
Ave Maria...

V. E o Verbo se fez carne.
R. E habitou entre nós.
Ave Maria...

V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Infundi Senhor, a vossa graça em nossas almas, a fim de que, conhecendo pela anunciação do Anjo a encarnação de Jesus Cristo, teu divino Filho pelos merecimentos de sua paixão e morte na Cruz cheguemos á glória da ressurreição. Pelo mesmo Cristo, Nosso Senhor. Amém

Glória ao Pai... (3x)

V. Que as almas dos fiéis defuntos;
R. Pela misericórdia de Deus descansem em paz

2. ANGELUS (LATIM)

V. Angelus Domini nuntiavit Mariæ.
R. Et concepit de Spiritu Sancto.
Ave Maria ...

V. Ecce Ancilla Domini.
R. Fiat mihi secundum Verbum tuum. Ave Maria…

V. Et Verbum caro factum est.
R. Et habitavit in nobis.
Ave Maria…

V. Ora pro nobis, Sancta Dei Genetrix.
R. Ut digni efficiamur promissionibus Christi.

Oremus: Gratiam tuam quæsumus, Domine, mentibus nostris infunde; ut qui, angelo nuntiante, Christi Filii tui Incarnationem cognovimus, per passionem eius et crucem, ad resurrectionis gloriam perducamur. Per eumdem Christum Dominum nostrum. Amen.

Gloria a Patris ... (3x)

R. Requiem aeternam dona eis, Domine, et lux perpetua luceat eis.
V. Requiescant) in pace. Amen.

3. RAINHA DO CÉU

V. Rainha do céu, alegrai-vos,aleluia.
R. Porque quem merecestes trazer em vosso seio, aleluia.

V. Ressuscitou como disse, aleluia.
R. Rogai a Deus por nós,aleluia.

V. Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia.
R. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia.

Oremos: Ó Deus, que vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do vosso Filho Jesus Cristo, Senhor Nosso, concedei-nos, vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém

Glória ao Pai... (3x)

V. Que as almas dos fiéis defuntos;
R. Pela misericórdia de Deus descansem em paz

4. REGINA CAELI

V. Regina caeli, laetare! Alleluia!
R. Quia quem meruisti portare! Alleluia!

V. Resurrexit, sicut dixit! Alleluia!
R. Ora pro nobis Deum! Alleluia!

V. Gaude et laetare, Virgo Maria! Alleluia!
R . Quia surrexit Dominus vere! Alleluia!

Oremus: Deus, qui per resurrectionem Filii tui, Domini nostri Iesu Christi, mundum laetificare dignatus es: praesta, quaesumus; ut per eius Genetricem Virginem Mariam, perpetuae capiamus gaudia vitae. Per eundem Christum Dominum nostrum. Amen!

Gloria a Patris ... (3x)

R. Requiem aeternam dona eis, Domine, et lux perpetua luceat eis.
V. Requiescant) in pace. Amen.


5. ORAÇÃO DA MANHÃ
Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Adoro-vos, ò meu Deus, e vos agradeço pelos inúmeros benefícios que me tendes feito, especialmente o de me terdes guardado esta noite, e conservado a vida até este dia. Prometo servir-vos e nunca mais vos tornar a ofender, nem hoje nem dia algum da minha vida. Quero Senhor, emendar-me dos defeitos em que costumo cair muito mais vazes, fugir de todas as ocasiões de pecar.
Ò meu Deus, concedei-me a graça de cumprir este propósito e de viver até a morte na vossa graça e no vosso santo amor.

Oferecimento do dia

Ofereço-vos, ò meu Deus, em união com o Santíssimo Coração de Jesus, por meio do Imaculado de Maria, as orações, obras, sofrimento e alegria deste dia, em reparação de nossas ofensas e por todas as intenções pelas quais o mesmo Divino Coração está continuamente intercedendo e sacrificando-se por nos em nossos alterações.

Consagração a Nossa Senhora

Ò minha Senhora e minha Mãe, eu me ofereço todo a vós, e em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e todo o meu ser; e porque assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa.

6. ORAÇÃO DA NOITE

Pelo sinal da santa, livrai-nos Deus dos nossos inimigos. Em nome do pai do filho e do espírito santo. Amem.

Exame de consciência para cada dia

Antes de percorrer em tua mente o dia de hoje, agradece a Deus os benefícios, recebidos, e particularmente a graça de estar rasando. Pede sua assistência para olhar melhor o estado de tua alma.

Hino ao espírito santo

Ó vinde Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com vossos dom celestiais. Vós sois chamado o intercessor, do Deus excelso um dom sem par a fonte viva o fogo o amor a unção divina e salutar. Sois doador dos sete dons e sois poder na mão do pai, por ele prometido a nós, por nossos feitos proclamais.
A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa franqueza encorajai, qual força eterna e protetor. Nossa inimigo repeli, e concedei-nos vossa paz. Se pelas graças nos guiais, o mal deixamos parta trás. Ao Pai e ao Filho Salvador, por Vós possamos conhecer.
Que procedei do seu amor fazei-nos sempre firmes crer.

Agora pergunte:

Como cumpri hoje com cada uma de minhas obrigações:
Ajudar na minha casa, a escola, o serviço, etc, o amor aos irmãos?
Mantenho o propósito de vencer-me a mim mesmo, para amar mais a cristo?
Vou tomando decisões para ordenar a minha vida deixando aquilo que não me deixa ser fiel aos mandamentos de Deus?
Me conformo com um “mais ou menos”?
Faço alguma penitencia mortificações ou sacrifício?

Posto na presença de Deus, pede-lhe perdão, e confiando na sua divina graça, determina-te a viver e oferecer um melhor dia para ele.

Ato de contrição: (também para rezar na confissão)

Senhor meu, Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por sedes Vós quem sois sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, porque vos amo e estimo. Pesa-me Senhor (bate-se duas vezes no peito) de todo o meu coração de vos ter ofendido e proponho firmemente, ajudado com os auxílios da vossa divina graça, emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender e espero alcançar o perdão das minhas culpas pela vossa infinita misericórdia. Amém.

Oferecimento

Meu Deus meu Pai e Criador. Eu vos adoro e reverencio de todo o meu coração. Dou-vos graças por me terdes criado, feito cristão e conservado neste dia. Creio em Vós porque sois a mesma verdade. Espero em Vós, porque sois fiel às vossas promessas. Amo-vos de todo o meu coração, porque sois infinitamente bom e amável. E amo ao meu próximo como a mim mesmo, por amor de Vós.

Súplicas

Dignai-vos, Senhor, conservar-me esta noite sem pecado; abençoai o descanso que vamos tomar a fim de reparar as forças para vos servir melhor e com fervor. Corações Santíssimos de Jesus e Maria, entrego-vos esta noite a minha alma e o meu corpo, para que em vos descanse tranquilamente; e porque enquanto eu dormir não posso louvar Deus, peço-vos que louveis por mim de modo que, quantas forem as pulsações do meu coração tantos os sejam os louvores que por mim deis a Santíssima Trindade. Ó Virgem Santíssima, Mãe de Deus, e depois de Deus minha esperança, meu refúgio e meu amparo, socorram-me em todas as minhas necessidades e defendei-me nesta noite contra todos os inimigos do mal.
São José, rogai por nós.
Amado Jesus, José e Maria, o meu coração vos dou em minha alma.
Amado Jesus, José e Maria, assisti-me na ultima agonia.
Amado Jesus, José e Maria, expire em paz, entre vós, a minha alma.
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarde me ilumine. Amém.
Ave Maria ... (3X)

7. ORAÇÃO ANTES DO ESTUDO (Santo Tomás)



Inefável Criador, que dos tesouros de Tua Sabedoria estabelecestes três hierarquias de Anjos, organizando-as em ordem admirável acima dos Céus, conduzindo-as pelas regiões do universo com arte e beleza. Tu que és proclamado como a verdadeira fonte da luz e da sabedoria e o princípio eminentíssimo acima de todas as coisas, infunde um raio de Teu brilho nos lugares escuros de minha mente; afasta da minha alma as duas escuridões nas quais nasci: o pecado e a ignorância. Tu que tornas eloqüente a língua das crianças, enriquece a minha e derrama sobre meus lábios a bondade da Tua bênção. Dá-me agudeza para entender, a capacidade para reter, método e facilidade para aprender, a sutileza para interpretar e Tua abundante graça para falar. Oriente o começo do meu trabalho, dirige seu progresso e leva-o à conclusão. Tu que és verdadeiro Deus e verdadeiro homem, que vives e reina pelos séculos dos séculos. Amém.


"Nos, autem, gloriari opportet in cruce Domini Nostri Iesu Christi, in quo est salus, et vita et resurrectio nostra; per quem salvati et liberati sumus." (Ep. ad Galatas VI, 14)

“Nós, porém, nos gloriamos na cruz de Jesus Cristo Nosso Senhor, na qual está a nossa salvação, a vida e ressurreição; pela qual somos salvos e libertados.” (Gl 6, 14)

Oração preparatória: Senhor meu Jesus Cristo, Vós percorrestes com tão grande amor este caminho para morrer por mim, e eu vos tenho ofendido tantas vezes apartando-me de Vós pelo pecado. Mas agora vos amo com todo meu coração, e porque vos amo, me arrependo sinceramente de todas as ofensas que vos tenho feito.  Perdoai-me, Senhor, e permitais que vos acompanhe nesta via sacra.  Vais morrer por meu amor, pois eu também quero viver e morrer pelo vosso, amado Redentor meu.  Sim, Jesus meu, quero viver sempre e morrer unido a Vós.

Oração inicial: Senhor Jesus Cristo, enchei os nossos corações com a luz do vosso Espírito, para que, acompanhando-Vos no vosso último caminho, conheçamos o preço da nossa redenção e nos tornemos dignos de participar nos frutos da vossa paixão, morte e ressurreição. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.
R. Amém.

Statio I - Iesus condemnatur ad mortem
Primeira estação - Jesus é condenado à morte.
V. Adoramus te Christi et benedicimus tibi;
R. Quia per sancta Crucem et mortem Tuam redimisti mundi.

VTe adoramos, Cristo, e te bendizemos.
R. Porque com vossa Santa Cruz redimistes ao mundo.

"Christus factus est pro nobis oboediens usque ad mortem, mortem autem crucis: propter quod et Deus exaltavit illum et dedit illi nomen quod est super omne nomen." (Ep. ad Philippenses II, 8 -9).

“Cristo se fez por nós obediente até a morte, morte de cruz: por isso Deus o exaltou e deu-lhe o nome que está acima de todo nome.”
(Fl 2, 8-9)

Considera como Jesus, depois de haver sido açoitado e coroado de espinhos, foi injustamente sentenciado por Pilatos a morrer crucificado.

Meu Adorado Jesus: meus pecados foram maiores dos que de Pilatos e dos que vos sentenciaram à morte.  Pelos méritos deste doloroso passo, vos suplico me assistais no caminho que vai percorrendo minha alma para a eternidade. Amém.

(Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória)

Statio II - Iesus oneratur ligno crucis
Segunda estação - Jesus levando o lenho da cruz.
V. Adoramus te Christi et benedicimus tibi;
R. Quia per sancta Crucem et mortem Tuam redimisti mundi.

VTe adoramos, Cristo, e te bendizemos.
R. Porque com vossa Santa Cruz redimistes ao mundo.

"Afflictus est et ipse subiecit se et non aperuit os suum; sicut agnus, qui ad occisionem ducitur, et quasi ovis quæ coram tondentibus se obmutuit,et non aperuit os suum." (Liber Prophetiae Isaiah LIII, 7)

“Foi maltratado, resignou-se; não abriu a boca, como um cordeiro conduzido ao matadouro, uma ovelha muda nas mãos do tosquiador, não abrui a boca.” (Is 53, 7)

Considera como Jesus, andando neste caminho com a cruz às costas, ia pensando em Vós e oferecendo ao Pai, por vossa salvação, a morte que ia padecer.

Meu Amabilíssimo Jesus: abraço todas as tribulações que me tens destinado até a morte, e vos rogo, pelos méritos da pena que sofrestes levando vossa Cruz que me deis força para levar a minha com perfeita paciência e resignação. Amém.

(Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória)

Statio III - Iesus procumbit primum sub onere crucis
Terceira estação: Jesus cai pela primeira vez sob o peso da cruz.
V. Adoramus te Christi et benedicimus tibi;
R. Quia per sancta Crucem et mortem Tuam redimisti mundi.

VTe adoramos, Cristo, e te bendizemos.
R. Porque com vossa Santa Cruz redimistes ao mundo.

Sicut aqua effusus sum, et dispersa sunt omnia ossa mea; factum est cor meum tamquam cera liquescens in medio ventris mei. Aruit tamquam testa palatum meum et lingua mea adhaesit in faucibus meis." (Lib. Psalmorum XXII, 15)
“ Derramo-me como a água, e todos os meus ossos se desconjuntam; meu coração tornou-se como cera e derrete-se nas minhas entranhas.” (Sl 22, 15)

Considera esta primeira queda de Jesus debaixo da Cruz.  Suas carnes estavam despedaçadas pelos açoites; sua cabeça coroada de espinhos, e havia já derramado muito sangue, pelo qual estava tão frágil, que apenas podia caminhar. Levava ao mesmo tempo aquele enorme peso sobre seus ombros e os soldados lhe empurravam; de modo que muitas vezes desfaleceu e caiu neste caminho.

Meu Amado Jesus: mais que o peso da Cruz, são meus pecados os que Vos fazem sofrer tantas penas.  Pelos méritos desta primeira queda, livrai-me de cair em pecado mortal. Amem.

(Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória)

Statio IV - Iesus fit perdolenti matri obvius
Quarta estação: Jesus se encontra com Sua Mãe Dolorosa. 
V. Adoramus te Christi et benedicimus tibi;
R. Quia per sancta Crucem et mortem Tuam redimisti mundi.

VTe adoramos, Cristo, e te bendizemos.
R. Porque com vossa Santa Cruz redimistes ao mundo.

"O vos omnes, qui transitis per viam, attendite et videte si est dolor sicut dolor meus." (Liber Lamentationum I, 12)

“Ó vós todos que passais pelo caminho, olhai e vede se há dor semelhante à minha” (Lm1 12)

Considera o encontro do Filho com sua Mãe neste caminho. Olharam-se mutuamente Jesus e Maria, e seus olhares foram outras tantas flechas que traspassaram seus amantes corações.

Meu Amantíssimo Jesus: pela pena que experimentastes neste encontro, concedei-me a graça de ser verdadeiro devoto de vossa Santíssima Mãe. E Vós, minha aflita Rainha, que fostes abrumada de dor, alcançai-me com vossa intercessão uma continua e amorosa memória da Paixão de vosso Filho. Amém.  

(Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória)






Statio V - Iesus in baiulanda cruce a Cyrenæo adiuvatur
Quinta estação: Jesus é ajudado por Simão Cirineu para levar a Cruz.
V. Adoramus te Christi et benedicimus tibi;
R. Quia per sancta Crucem et mortem Tuam redimisti mundi.

VTe adoramos, Cristo, e te bendizemos.
R. Porque com vossa Santa Cruz redimistes ao mundo.

"Si quis vult post me venire, abneguet semetipsum, tollat crucem suam, et sequatur me." (Evangelium secundum Luccæ IX, 23)


“Se alguém quer vir atrás de mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz, e siga-me”
(Lc 9,23)
Considera como os judeus, ao ver que Jesus ia desfalecendo cada vez mais, temeram que Ele morresse no caminho e, como desejavam vê-lo morrer da morte infame de Cruz, obrigaram a Simão, o Cirineu, que o ajudasse a levar aquele pesado madeiro.

Meu Dulcíssimo Jesus: não quero recusar a Cruz, como fez o Cirineu, antes bem a aceito e a abraço; aceito em particular a morte que tendes destinada para mim, com todas as penas que devem acompanha-la, uno-a à  vossa, e Vo-la ofereço. Vós quisestes morrer por meu amor, eu quero morrer pelo vosso; ajudai-me com vossa graça. Amém.  

(Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória)


Statio VI - Iesus Veronicæ sudario abstergitur
Sexta estação: Verônica enxuga o rosto de Jesus com um lenço.
V. Adoramus te Christi et benedicimus tibi;
R. Quia per sancta Crucem et mortem Tuam redimisti mundi.

VTe adoramos, Cristo, e te bendizemos.
R. Porque com vossa Santa Cruz redimistes ao mundo.

"Noli instare mihi ut relinquam te et abeam; quocumque perrexeris, pergam; ubi morata fueris, et ego pariter morabor; populus tuus, populus meus, et Deus tuus Deus meus." (Liber Ruth I, 16)

“Não insistas comigo para que eu me afaste de ti; aonde fores eu irei, onde habitares eu habitarei, teu povo é meu povo e teu Deus o meu Deus.” (Rt 1, 16)

Considera como a devota mulher Verônica, ao ver a Jesus tão fatigado e com o rosto banhado em suor e sangue, lhe ofereceu um lenço. E limpando-se com ele nosso Senhor, deixou impresso nele sua santa imagem.

Meu Amado Jesus: em outro tempo vosso rosto era lindíssimo; mas nesta dolorosa viagem, as feridas e o sangue têm mudado sua beleza. Ah Senhor meu, também minha alma ficou linda a vossos olhos quando recebi a graça do batismo, mas eu a tenho desfigurado depois com meus pecados. Só Vós, Oh Redentor meu, podeis restituir-lhe minha beleza passada, fazendo-o pelos méritos de vossa Paixão. Amém.

(Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória)

Statio VII - Iesus procumbit iterum sub onere crucis
Sétima estaçãoJesus cai pela segunda vez sob o peso da cruz.
V. Adoramus te Christi et benedicimus tibi;
R. Quia per sancta Crucem et mortem Tuam redimisti mundi.

VTe adoramos, Cristo, e te bendizemos.
R. Porque com vossa Santa Cruz redimistes ao mundo.

"Ego, autem, vermis sum et non homo, abiecto plebis. Omnes deriserunt me, et torquentes labia dicunt: ‘Speravit in Domino, salvum faciat eum et eripiat eum, quoniam Deus amat eum’." (Liber Psalmorum XXII, 7, 9)

“Eu, porém sou um verme, não sou um homem, o opróbrio de todos e a objeção da plebe. Todos me vêm, zombam de mim e dizem: Esperou no Senhor, que Ele o livre e o salve se Ele o ama.” (Sl 22, 7, 9)

Considera a segunda queda de Jesus debaixo da Cruz, na qual se lhe renova a dor das feridas de sua cabeça e de todo seu corpo.

Meu pacientíssimo Jesus: Vós tantas vezes me haveis perdoado, e eu tenho voltado a cair e a ofender-vos. Ajudai-me, pelos méritos desta nova queda, a perseverar em vossa graça até a morte. Fazei que em todas as tentações que me assaltem, sempre e prontamente me encomende a Vós. Amém.

(Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória)





Statio VIII - Iesus plorantes mulieres alloquitur
Oitava estação: Jesus consola as mulheres lacrimosas.
V. Adoramus te Christi et benedicimus tibi;
R. Quia per sancta Crucem et mortem Tuam redimisti mundi.

VTe adoramos, Cristo, e te bendizemos.
R. Porque com vossa Santa Cruz redimistes ao mundo.

"Filiæ Ierusalem, nolite flere super me, sed super vos ipsas flete et super filios vestros... quia si in viridi ligno hæc faciunt, in arido, quid fiet?" (Evangelium secundum Luccæ XXIII, 28, 31)

“Filhas de Jerusalém, não choreis sobre mim, mas sobre vós mesmas e sobre vossos filhos ... porque se eles fazem isto ao lenho verde, o que se fará com o seco?” (Lc 23, 28,31)

Considera como algumas piedosas mulheres, vendo Jesus em tão lastimoso estado em que ia derramando sangue pelo caminho, choravam de compaixão; mas Jesus disse-lhes: não choreis por mim, mas por vós mesmas e por vossos filhos.

Meu Aflito Jesus: choro as ofensas que Vos tenho feito, pelos castigos que tenho merecido, mas muito mais pelo desgosto que tenho dado a Vós, que tão ardentemente me haveis amado.  Não é tanto o Inferno, o que me faz chorar meus pecados, mas ter ofendido o vosso amor imenso. Amém.

(Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória)

Statio IX - Iesus procumbit tertium sub onere crucis
Nona estação: Jesus cai pela terceira vez sob o peso da cruz.
V. Adoramus te Christi et benedicimus tibi;
R. Quia per sancta Crucem et mortem Tuam redimisti mundi.

VTe adoramos, Cristo, e te bendizemos.
R. Porque com vossa Santa Cruz redimistes ao mundo.

"Omne caput languidum et omne cor mærens; a pede usque ad verticem non est sanitas in eo. Vulnus et plaga tumens, non circumligata, nec est medicamine, nec curata, oleo fota." (Liber Prophetiæ Isaiaha I, 5-6)

“Toda a cabeça está ferida e todo o coração está abatido; desde a planta dos pés até o alto da cabeça não há nele coisa sã. Tudo é uma só ferida, uma contusão, uma chaga viva, que não foi curada, nem ligada, nem suavizada com óleo.” (Is 1, 5-6)

Considera a terceira queda de Jesus Cristo. Extrema era sua fraqueza e excessiva a crueldade dos soldados, que queriam fazer-lhe apressar o passo, quando apenas lhe restava forças para mover-se lentamente.

Meu Atormentado Jesus: pelos méritos da debilidade que quisestes padecer em vosso caminho ao Calvário, dai-me a fortaleza necessária para vencer os respeitos humanos e todos os meus desordenados e perversos apetites, que me tem feito desprezar vossa amizade. Amém.

(Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória)


Statio X - Iesus a vestibus suis expoliatur
Décima Estação: Jesus é despido de suas vestes.
V. Adoramus te Christi et benedicimus tibi;
R. Quia per sancta Crucem et mortem Tuam redimisti mundi.

VTe adoramos, Cristo, e te bendizemos.
R. Porque com vossa Santa Cruz redimistes ao mundo.

"Deus, Deus meus, quare me derelinquisti?
Circumdederunt me vituli multi et super me os suum aperuerunt... Obsederunt me sicut leo rapiens, foderunt manus meas et pedes meos et dinumerari ossa mea. Diviserunt sibi vestimenta mea et super vestem meam miserunt sortem." (Liber Psalmorum. XXII, 13-19)

“Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes? Cães numerosos me rodeiam furiosos... cercaram-me como leões, transpassaram minhas mãos e os meus pés e eu posso contar todos os meus os ossos. Repartem entre si as minhas vestes e sorteiam entre si a minha túnica.” (Sl 22, 13-19)

Considera como ao ser despojado Jesus de suas vestes pelos soldados, estando a túnica interior pregada à carne ferida pelos açoites, lhe arrancaram também com ela a pele de seu sagrado corpo.

Meu Inocente Jesus: Pelos méritos da dor que sofrestes, ajudai-me a desnudar-me de todos os afetos às coisas terrenas, para que eu possa pôr todo meu amor em Vós, que tão digno sois de ser amado. Amém.  

(Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória)

Statio XI - Iesus clavis affigitur cruci
Décima Primeira Estação: Jesus pregado na Cruz.
V. Adoramus te Christi et benedicimus tibi;
R. Quia per sancta Crucem et mortem Tuam redimisti mundi.

VTe adoramos, Cristo, e te bendizemos.
R. Porque com vossa Santa Cruz redimistes ao mundo.
.
"Christo confixus sum cruci; vivo autem non ego: vivit vero in me Christus, qui se tradidit per nos. Christus passus est pro nobis, nobis relinquens exemplum; et cum dilexisset suos, in finem dilexit eos." (Epistola ad Galatas II, 19,20)

“Estou pregado na cruz de Cristo; vivo, porém não eu; é Cristo quem vive em mim. Cristo Morreu por nós para nos deixar o exemlo; e como os seuso elegeram, por fim Ele elegerá também a eles.”

Considera como Jesus, estendido sobre a Cruz, abre seus pés e mãos e oferece ao Eterno Pai o sacrifício de sua vida por nossa salvação; cravam-lhe aqueles bárbaros soldados, e depois levantam a Cruz ao alto, deixando-lhe morrer de dor, sobre aquele patíbulo infame.

Meu Desprezado Jesus: Cravai meu coração a vossos pés para que permaneça sempre ali vos amando e não vos deixe mais. Amém.  

(Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória)

Statio XII - Iesus moritur in cruce
Décima Segunda Estação: Jesus morre na Cruz.
V. Adoramus te Christi et benedicimus tibi;
R. Quia per sancta Crucem et mortem Tuam redimisti mundi.

VTe adoramos, Cristo, e te bendizemos.
R. Porque com vossa Santa Cruz redimistes ao mundo.

"Et erat jam fere hora sexta, et tenebræ factæ sunt in universa terra, usque in horam nonam; et obscuratus est sol, et velum templi scissum est in medium. Et clamans voce magna, Iesus ait: "¡Pater! ¡Pater! in manus tuas commendo spiritum meum. Et, inclinato capite, emisit spiritum." (Evangelium secundum Luccæ XXIII, 44-46)

“ Era quase a hora sexta e em toda a terra hove trevas até a hora nona. Escureceu-se o sol e o véu do templo se rasgou ao meio. Jesus, então, deu um grade grito e disse: “Pai, em Tuas mãos entrego Meu espírito. E inclinando a cabeça, rendeu o espírito.” (Lc 23, 44-46)

Considera como Jesus, depois de três horas de agonia, consumido de dores e exausto de forças, inclina a cabeça e expia na Cruz.

Meu morto Jesus: Beijo enternecido essa Cruz em que por mim haveis morrido. Eu, por meus pecados, teria merecido uma terrível morte, mas Vós sois minha esperança. Eis, pois Senhor, pelos méritos de vossa Santíssima morte, concedei-me a graça de morrer abraçado aos vossos pés e consumido por vosso amor. Em vossas mãos entrego meu espírito. Amém.

(Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória)

Statio XIII - Iesus ex cruce deponitur
Décima Terceira Estação: Jesus é descido da Cruz.
V. Adoramus te Christi et benedicimus tibi;
R. Quia per sancta Crucem et mortem Tuam redimisti mundi.

VTe adoramos, Cristo, e te bendizemos.
R. Porque com vossa Santa Cruz redimistes ao mundo.

"Dulce lignum, dulces clavos, dulcia ferens pondera, quæ sola tu fuisti digna Regem coeli sustinere. Ecce, enim, lignum crucis, in quo salus mundi pependit: ¡Ave, o Crux, Spes unica hoc passionis tempore!" (Ex lituriga in Feria Sexta de Passione Domini)

“Doce cruz, doces cravos, doces cordas, que só Tu foste digna de suter o Rei dos céus. Eis o lenho da cruz, no qual pendeu a salvação do mundo: Ave, oh Cruz, única esperança desta paixão temporal.” (Da liturgia da Sexta-feira da Paixão do Senhor)

Considera como, havendo expirado o Senhor, o desceram da Cruz dois de seus discípulos. José de Arimatéia e Nicodemos, e o depositaram nos braços de sua dolorosíssima Mãe, Maria, que o recebeu com ternura e apertou-o contra seu peito traspassado de dor.

Mãe Dolorosíssima: Pelo amor deste Filho, admiti-me por vosso servo e rogai-lhe por mim. E Vós, Redentor meu, já que haveis querido morrer por mim, recebei-me no número dos que vos amam mais, pois eu não quero amar nada fora de Vós. Amém.

(Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória)

Statio XIV - Iesus sepulchro conditur
Décima Quarta: Jesus é colocado no sepulcro.
V. Adoramus te Christi et benedicimus tibi;
R. Quia per sancta Crucem et mortem Tuam redimisti mundi.

VTe adoramos, Cristo, e te bendizemos.
R. Porque com vossa Santa Cruz redimistes ao mundo.

"In Paradysum deducant Te Angeli, in tuo adventu suscipiant Te Martyres et perducant Te in Civitatem Sanctam Ierusalem. Chorus Angelorum Te suscipiat, et cum Lazaro, quondam paupere, aeternam habeas requiem." (Ex liturgia defunctorum)

Considera como os discípulos foram sepultar Jesus, acompanhando-lhes também sua Santíssima Mãe, que o depositou no sepulcro com suas próprias mãos.
Depois rolaram a pedra da entrada do sepulcro e se retiraram.

Meu Jesus sepultado: Beijo essa pedra que vos encerra. Ressuscitaste-vos depois de três dias; por vossa ressurreição peço e suplico-vos me façais ressuscitar glorioso no dia do juízo final para estar eternamente convosco na glória, amando e bendizendo-vos. Amém.

(Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória)

EPILOGUS: "Dignus est Agnus qui occissus est accipere virtutem, et divitias, et sapientiam, et fortitudinem, et honorem, et gloriam, et benedictionem. Ipsi gloria et imperium in sæcula sæculorum. Amen." (Liber Apocalypsis: V, 12).

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»





ORAÇÃO INICIAL PARA TODOS OS DIAS (todos)

Virgem puríssima, concebida sem pecado, e desde aquele primeiro instante toda bela e sem mancha, gloriosa Maria, cheia de graça, Mãe de meu Deus, Rainha dos anjos e dos homens: eu vos saúdo humildemente como Mãe do meu Salvador, que com aquela estima, respeito e submissão, com que vos tratava, me ensinou quais sejam as honras e a veneração que eu devo prestar-vos; dignai-vos, eu vo-lo rogo, de receber as que nesta Novena vos consagro (faz-se o pedido). Vós sois o seguro asilo dos pecadores penitentes, e assim tenho razão para recorrer a vós; sois Mãe de misericórdia, e por este título não podeis deixar de enternecer-vos à vista das minhas misérias; sois depois de Jesus Cristo toda a minha esperança, e por esta razão não podereis deixar de reconhecer a terna confiança que tenho em vós; fazei-me digno de chamar-me vosso filho, para que possa confiadamente dizer-vos: mostrai que sois nossa Mãe!

(reza-se o dia correspondente)

ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS (presidente)

Senhora Aparecida, milagrosa Padroeira, sede nossa guia nesta mortal carreira! Ó Virgem Aparecida, sacrário do Redentor, daí à alma desfalecida vosso poder e valor. Ó Virgem Aparecida, fiel e seguro norte, alcançai-nos graças na vida, favorecei-nos na morte!

(Pai Nosso, Ave-Maria, Glória)

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós.

PRIMEIRO DIA (03/10) (presidente)

Eis-me aqui aos vossos santíssimos pés, ó Virgem Imaculada! Convosco me alegro sumamente, porque desde a eternidade fostes eleita Mãe do Verbo eterno e preservada da culpa original. Eu bendigo e dou graças à Santíssima Trindade, que vos enriqueceu com este privilégio em vossa Conceição, e humildemente vos suplicamos me alcanceis a graça de vencer os tristes efeitos que em mim produziu o pecado. Ah! Senhor, fazei que eu os vença e jamais deixe de amar a meu Deus.

SEGUNDO DIA (04/10) (presidente)

Ó Maria, lírio imaculado de pureza, eu me congratulo convosco, porque desde o primeiro instante da vossa Conceição fostes cheia de graça e além disto vos foi conferido o perfeito uso da razão. Dou graças e adoro a Santíssima Trindade, que vos concedeu tão sublimes dons; e me confundo totalmente na vossa presença ao ver-me tão pobre de graça. Vós, que de graça celeste fostes tão copiosamente enriquecida, reparti-a com a minha alma e fazei-me participante dos tesouros que começastes a possuir em vossa imaculada Conceição.

TERCEIRO DIA (05/10) (presidente)

Ó Maria, mística rosa de pureza, eu me alegro convosco, que gloriosamente triunfastes da infernal serpente, na vossa imaculada Conceição, e que fostes concebida sem mácula de pecado. Dou graças e louvo a Santíssima Trindade, que tal privilégio vos concedeu e vos suplico que me alcanceis força para superar todas as tradições do comum inimigo, e para não manchar minha alma com o pecado. Ah! Senhora, ajudai-me sempre, e fazei quem com a vossa proteção, sempre triunfe de todos os inimigos de nossa eterna salvação.

QUARTO DIA (06/10) (presidente)

Ó espelho de pureza, Imaculada Virgem Maria, eu me encho de sumo gozo ao ver que desde a vossa Conceição, foram em vós infundidas as mais sublimes virtudes e, ao mesmo tempo, todos os dons do Espírito Santo. Dou graças e louvo a Santíssima Trindade que com estes privilégios vos favoreceu; e suplico-vos, ó benigna Mãe, que me alcanceis a prática das virtudes, e me façais também digno e receber os dons e a graça do Espírito Santo.

QUINTO DIA (07/10) (presidente)

Ó Maria, refulgente lua de pureza, eu me congratulo convosco, porque o mistério de vossa Imaculada Conceição foi o princípio da salvação de todo o mundo. Dou graças e bendigo à Santíssima Trindade, que assim magnificou e glorificou vossa pessoa, e vos suplico me alcanceis a graça de saber aproveitar-me da Paixão e Morte do vosso Jesus, e que não seja para mim inútil o seu sangue derramado na cruz, mas que viva santamente e salve a minha alma.

SEXTO DIA (08/10) (presidente)

Ó estrela resplandecente de pureza, Imaculada Conceição causasse um imenso gozo a todos os anjos do paraíso. Dou graças e bendigo à Santíssima Trindade, que vos enriqueceu com tão belo privilégio. Ah! Senhora, fazei que eu um dia tenha parte nessa alegria e que possa em companhia dos anjos, louvar-vos e bendizer-vos eternamente.

SÉTIMO DIA (09/10) (presidente)

Ó aurora nascente e pura, Imaculada Maria, eu me alegro e exulto convosco porque no mesmo instante da vossa Conceição, fostes confirmada em graça e tornada impecável. Dou graças e exalto a Santíssima Trindade, que somente a vós distinguiu com esse especial privilégio, Ah! Virgem Santa, alcançai-me um total e contínuo aborrecimento do pecado sobre todos os outros males, e que antes morra do que torne a cometê-lo.

OITAVO DIA (10/10) (presidente)

Ó sol sem mácula, Virgem Maria, eu me congratulo convosco e me alegro de que em vossa Conceição vos fosse conferida por Deus uma graça maior e mais copiosa do que tiveram todos os Anjos e todos os Santos no auge de seus merecimentos. Dou graças e admiro a suma bondade da Santíssima Trindade, que vos enriqueceu com tal privilégio. Ah! Senhora, fazei que eu corresponda à graça divina, e não torne a abusar dela; mudai-me o coração, e fazei que desde agora comece o meu arrependimento.

NONO DIA (11/10) (presidente)

Ó viva luz de santidade e exemplo de pureza, Virgem e Mãe, Maria Santíssima, vós, apenas concebida, adorastes profundamente a Deus e lhe destes graças, porque, por meio de vós, levantada a antiga maldição, desceu uma grande bênção sobre os filhos de Adão. Ah! Senhora, fazei que esta bênção acenda no meu coração um grande amor para com Deus; inflamai-o, para que, constantemente ame o mesmo Senhor, e depois goze eternamente no Paraíso, onde possa dar-lhe as mais vivas graças pelos singulares privilégios a vós concedidos e possa também ver-vos coroada de tamanha vitória.


Livro de Oração completo para download click aqui

Trintena de São José ( PDF Download )