FESTA DO VERBO ENCARNADO

O Instituto do Verbo Encarnado completa 29 anos. Começou na Argentina, onde esta nossa casa mãe, e hoje se espalha pelo mundo inteiro em mais de 80 dioceses, com 143 casas e 781 membros, sendo 362 sacerdotes. Com a missão de inculturar o Evangelho em todas as nações quer promover tudo o que seja autenticamente humano e arrancar da sociedade tudo o que seja nocivo a nossa alma.
No dia 31 de Março, Domingo de Páscoa, celebramos a Festa do Verbo Encarnado, aniversário de fundação de nosso instituto.  Presidiu a Santa Missa o nosso Bispo Dom Fernando Figueiredo junto aos padres de nosso instituto. Tivemos a Santa Missa às 09:30 da manhã e logo após o almoço seguido de apresentações musicais. Estiveram presentes todos os membros religiosos do instituto, as irmãs servidoras e também alguns familiares.  
Agradecemos a Deus e a Virgem Maria - Nossa Senhora de Luján - pelas graças alcançadas neste belo dia, rezamos pelo nosso fundador Pe. Miguel Buela, e pedimos a graça de ser sempre fieis ao carisma e a missão ao qual Cristo nos chamou.

Pascueta Menores




Em nosso diretório lemos que “o motivo da festa é a alegria: «festa é alegria e nada mais». Tudo deve contribuir para a alegria “que deve ser a atmosfera de todo centro de educação”. Porém sabemos que a alegria, e portanto a festa, tem seu fundamento no Mistério Pascal: somente o que vive sobrenaturalmente este mistério pode alegrar-se verdadeiramente e festejar como consequência.”
Em todas as casas do IVE no mundo, durante a Oitava da Páscoa (oito dias posteriores ao Domingo de Páscoa) realiza-se uma festa denominada PASCUETA: momento de alegria e de festa das casas de formação que envolve a todos em alegria e caridade. Cada casa de formação deve escolher um tema, decorar o salão segundo o tema da festa e por último fazer um divague (um teatro engraçado) para alegrar as outras casas e celebrar a Ressurreição de Cristo Jesus com grande estilo.
O Seminário Menor entrando neste clima de festa escolheu o seu tema, que, pode-se dizer, algo que muitas pessoas conheceram um dia, e que toda criança sonha conhecer, o CIRCO.
Durante todo o dia preparamos o teatro, cenário, etc. Enfim, fizemos a grande festa pela Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Na cozinha tivemos a ajuda de Dna. Maria da Paz, amiga do seminário, e também Dna. Luzia mãe do seminarista Lucas Holanda.
Durante a noite é hora do show. Levamos os convidados desde a idade da pedra até os dias atuais. Para alegrar a noite convidamos os mais famosos personagens: os Flintstones, Capitão Caverna, Tim Maia, Michael Jackson, etc.
Na grande apresentação do circo, o mágico cortou o palhaço ao meio, a cômica apresentação do “circo Russo” e, para encerrar, “O sonho do palhaço”. Terminamos nossa pascueta, mas agora, esperamos todos juntos chegar a maior de todas as festas, a festa eterna, no céu, nossa morada.
Agradecemos a Deus pelos momentos vivido durante estes dias desde sua morte até sua Ressurreição, e pedimos a graça de sermos perseverantes na alegria até chegarmos à festa eterna.
Sem. Djalma Rodrigo