Como faz um jovem para conhecer sua vocação?





Deus , em geral, não chama um jovem diretamente mas faz conhecer sua vontade pelas luzes e impulsos da graça atual ou pelas inspirações dos bons anjos.

Não é raro encontrar jovens, que durante longo tempo, se sentiram atraídos a vida consagrada e impelidos por uma força oculta a consagrar-se a Deus. Alguns transbordando de alegria com semelhante pensamento, não descansaram, até que chegasse o dia de sua entrada no seminário. Outros experimentam grandíssima repugnância com a simples ideia de abandonar tudo para seguir o chamado de Deus, que  a muito tempo lhe fala ao coração. Há inclusive os que, com energia, tentam afastar para longe semelhante pensamento como se fosse uma tentação, sem contudo jamais conseguir.


Como explicar isto, este impulse, esta atração, ou como se quiser chamar, que parece uma coisa contra a natureza que persegue ao jovem durante anos e anos e pode ser que toda vida? É o efeito da graça divina operando no coração do jovem. É Deus chamando e falando ao coração, falando com você.

“ Se vemos que tais pensamentos são puros e sobrenaturais, como os que se referem a própria salvação, ao zelo das almas ou a glória de Deus, não pode haver sombra de dúvida, que são inspirados pela misericórdia divina e portanto indicio de vocação.
Certamente ninguém dirá que tais pensamentos e inclinações provem do demônio; pois consagrar-se ao serviço de Deus é consagrar-se a trabalhar contra satanás. Ou que vem da carne que repugna o consagrar-se a Deus. Ou do mundo, pois dizei a um mundano o que acha da vida religiosa e ele vai ti xingar., dirá que você é louco.





       Pode se objetar que alguém ti convenceu a vocação. Mas, uma mera sugestão de alguém (um padre ou os pais) não é suficiente para provocar a continuidade persistente desta inclinação tão profunda. Mas Deus pode usar de alguém para despertar tua vocação.

Santo Tomás ensina: “ A resolução de abraçar a vida religiosa ou sacerdotal vem sempre do alto, quem quer que seja que a tenha inspirado”       
( Opusc.III,c 10). 

             Se desde cedo sentes esta inclinação é sinal evidente de vocação.


           Dar-se porém o caso de esfriardes nestes desejos, as vezes até pelos pecados. Deveis orar muito pois o espirito maligno, vos tenta levar para o amplo caminho do mundo.





           
         As vezes um jovem bem inclinada sente travar-se no íntimo de sua alma uma luta, em que é atraído por duas forças: Uma que puxa para o mundo, outra que puxa para Deus. Nesta luta revela-se a sua vocação que o demônio tenta destruir. Precisará de ajuda.

            Pois bem, se quando escutas o convite de Cristo: “ Se queres ser perfeito, vai vende tudo o que tens, vem e segue-me.” Ou “ quem deixar sua casa ou seus irmãos, suas irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terras por amor a meu nome, receberá cem vezes mais e possuirá a vida eterna”(Mt 19,29). Se treme teu coração enquanto lias entas linhas, então Deus precisa de ti uma resposta. Tanto te amou, e agora só uma resposta. Quanto tempo mais ele vai te esperar?

(Conf. a seminaristas/Pe. Alexandrino Monteiro)




Rezemos:  Virgem, mãe de meu Deus fazei que eu seja todo teu. Teu na vida teu na morte, teu no sofrimento, no medo e na miséria; teu na cruz, e no doloroso desconsolo, teu em todo tempo e na eternidade. Virgem mãe de meu Deus, fazei que eu seja todo teu. Amem.