O INCRÍVEL TESTEMUNHO DE UMA MÃE


Impressionante relato de Dna. Fátima, mãe do Pe. Danilo Magela, missionário em Khabarovsck na Rússia em entrevista realizada pelo sem. Djalma Rodrigo:  Ouvir


Entrevistador: Como é ter um filho sacerdote?
Dona Fátima: É muito difícil expressar em palavras o que eu sinto.  Sei que é uma graça muito grande, e me sinto muito feliz com isso, porque sendo eu tão pequenina diante de Deus, tenho a graça de poder ofertar meu filho para Ele. Todos os dias, em minhas orações da noite, digo a Deus cheia de gratidão: “Eu não sou digna de poder ter gerado um filho para Ti, somente para o Senhor, para se dedicar exclusivamente ao vosso serviço.”

Entrevistador: E por que a senhora acha que Deus a escolheu para ser mãe de um sacerdote?
Dona Fátima: Eu sempre estive engajada nos movimentos da igreja. Em toda minha vida sempre me dediquei a isso com muito amor. E por eu gostar tanto de trabalhar para a Igreja, Deus pediu um pouco mais de mim, que Lhe doasse também o meu filho.

Entrevistador: Como a senhora encara a missão de mãe de um sacerdote?
Dona Fátima: Antes de mais nada, sei que meu filho é muito mais de Deus do que meu! Tive a graça de gerá-lo e educá-lo, mas uma mãe não cria os filhos para si, mas sim para o mundo, ou melhor, para a missão que Deus quer que eles cumpram no mundo. Cada um escolhe o caminho que vai seguir de acordo com sua vocação. Por exemplo, para meu filho Deus deu a vocação sacerdotal e para minha filha a vocação matrimonial.
Entrevistador: Como Deus responde a essa entrega do filho da senhora para Ele?
Dona Fátima: Só sendo mãe de um sacerdote para saber a alegria que eu sinto. É impossível expressar em palavras o quanto Deus se faz presente em minha! Eu tenho recebido inumeras graças de Deus, por causa deste meu despojamento do meu filho. Deus sabe o quanto é difícil para uma mãe entregar seu filho.
Entrevistador: E nos momentos de saudade o que a senhora faz?
Dona Fátima: Sem dúvidas que sinto saudades. Meu filho está na Rússia agora, e sinto saudades dele, mas eu não choro de saudades do meu filho, porque eu tenho o consolo de Deus. Consola-me saber que ele está lá trabalhando pela salvação das almas. Tantas pessoas estão sendo beneficiadas pelo sacerdócio do meu filho: Tantas almas libertas da vida de pecado, tantos doentes ele está visitando. Pois sabemos que este é o carisma do Instituto do Verbo Encarnado, ir onde a Igreja mais precisa, onde estão os mais carentes. E se eu não posso ir até lá, graças a Deus o meu filho pode.

Entrevistador: Então a senhora acredita que a mãe de um sacerdote ou de um vocacionado participa desta ação de Deus exercida através dos filhos?
Dona Fátima: Com toda certeza!

Entrevistador: O que a senhora tem a dizer para as mães que não entendem a vocação de seus filhos para a vida sacerdotal e religiosa, e acabam colocando obstáculos e muitas vezes impedindo que seus filhos entrem para o seminário?
Com Dom Fernando na cerimônia de ordenação
Dona Fátima: Não impeçam seus filhos, porque é uma graça muito grande. Tenham certeza que Deus dará o consolo, que essa saudade será repleta de amor. As mães dos sacerdotes devem saber que estão colaborando com a salvação do mundo.

Entrevistador: Como foi quando a senhora recebeu a notícia de que seu filho iria para fora do Brasil?
Dona Fátima: Ele me disse todo contente que havia sido destinado para a Itália, para terminar lá seus estudos. E eu me alegrei com ele, pois eu sabia que ele queria muito ir para fora do Brasil. A felicidade de uma mãe é ver o filho feliz.

Entrevistador: Como é para a senhora ter um filho na Rússia, sabendo de todas as dificuldades como idioma, cultura, clima, que ele enfrenta para poder salvar as almas?

Dona Fátima: Sinto muita alegria, vejo a providencia de Deus em cada dificuldade que meu filho supera. Já está conseguindo ler em russo e concelebrar nas Santas Missas. E cada etapa superada que ele me conta, eu me alegro e o estimulo para seguir em frente.

Entrevistador: O que a senhora tem a dizer sobre o Padre Danilo Magela?
Dona Fátima: Vejo que ele esta sendo um sacerdote santo.

Familiares em visita ao Seminário Menor com Pe. Maciel
Entrevistador: Para encerrar o que a senhora tem para dizer para os seminaristas menores e para os jovens que pensam em ingressar no seminário menor?

Dona Fátima: Sejam perseverantes, pois servir a Deus é uma missão difícil, devem superar as tentações, que nós sabemos que existem, e superar todas as dificuldades. Lembrem-se sempre que servir a Deus é muito gratificante, e nunca se esqueçam do que vocês chegaram a ser, do quanto serão úteis para a salvação das almas. Vocês serão responsáveis pela salvação de muitas almas, pois serão sacerdotes, serão representantes de Jesus para muitas pessoas necessitadas deste mesmo Jesus.

Entrevistador: Muito obrigado Dona Fátima por esta entrevista.
Dona Fátima: Eu é que agradeço, e peço a todos que lerem essa entrevista que rezem, não somente pelo Padre Danilo Magela, mas também por todos os vocacionados, por todos os sacerdotes e religiosos missionários no mundo inteiro, pois todos nós precisamos muito deles.

Ler entrevista completa
ouvir audio