Acampamento 2012


Dos dias 29 de Junho a 02 de Julho aconteceu no Seminário Menor São Tarcisio o Acampamento de coroinhas. Teve por maior objetivo levar os coroinhas a criar um espírito de comunidade e maiores virtudes, com o lema “Antes perder do que pecar”. Durante o Acampamento houveram várias atividades. Teve sua abertura oficial às 15h00min do dia 29, onde o Pe Maciel, junto a alguns Noviços, o Bedel e voluntários (que ajudaram na organização do acampamento), distribuíram as equipes e deram um pequeno tempo para a escolha do padroeiro da equipe, que ficaram da seguinte forma: equipe São Padre Pio, equipe São Domingos Sávio, equipe João Paulo II e equipe São Miguel Arcanjo. Cada equipe teve um território onde montou suas barracas e colocou a Bandeira de sua equipe. Os Chefes das Equipes eram os Seminaristas Menores, Jonas Magno (Equipe Padre Pio), Matheus Mendes (Equipe São Domingos Sávio), Lucas Holanda (Equipe João Paulo II) e Djalma Rodrigo (Equipe São Miguel Arcanjo).
Durante todo o acampamento os chefes tinham de organizar suas respectivas equipes para assim através das virtudes e da vida em comunidade alcançar a vitória. O acampamento não tinha por intuito somente a vitória, mas sim, a busca das virtudes por parte dos coroinhas e também dos Seminaristas Menores.


Durante todos os dias os jovens acordavam entre 07h00min e 07h30min e tinham de correr até o mastro onde fica a Bandeira do Brasil para que ai pudesse ficar em formação e começar mais um dia de disputas e trabalhos. No Sábado aconteceu a Missão comando onde as equipes tinham de conseguir a assinatura dos “ladrões de bandeiras”( que eram os assistentes) que estavam escondidos na chácara. No Domingo foi o contrário, as equipes tinham que proteger suas bandeiras dos assistentes escondendo-se na chácara.

O acampamento teve vários momentos interessantes e engraçados, como por exemplo, o futebol de cego, onde um da equipe vendado era guiado por outro e tinha de acertar o gol.

Durante todo o acampamento também houve Adoração e Santa Missa, que sem dúvidas foram os maiores momentos do acampamento, houve também momentos de confissão e consultas. Fechamos todos os momentos do dia agradecendo a Deus com a oração da noite e o canto a Nossa Senhora.


O Acampamento foi finalizado com uma linda procissão com a imagem de São Tarcisio, padroeiro do Seminário Menor, até a Capela do Seminário Maior Beato José de Anchieta onde o Pe Maciel celebrou a Santa Missa de encerramento. Logo Após o almoço foi a entrega dos títulos de honra, como boa participação na Santa Missa e na adoração, a caridade, alegria, esforço e bom espírito, que foram observados nas crianças durante todo o evento pelos assistentes e voluntários. A classificação final do Acampamento foi:



1° Equipe São Miguel Arcanjo

2° Equipe João Paulo II

3° Equipe São Domingos Sávio

4° Equipe São Padre Pio



Mas sem dúvidas estes resultados não tiveram mais importância, que as virtudes alcançadas pelos seminaristas e coroinhas. Esse prêmio sem dúvidas ninguém poderá tirar deles.

Rezamos por todos os coroinhas para que possam sempre servir a Deus sem demora e corresponder ao chamado que Ele faz com prontidão e alegria.



Sem. Djalma Rodrigo