CONVIVÊNCIA 2014

   


“Durante um mês, no verão, haverá uma convivência ou acampamento. Isto tem vantagens significativas: diminui o contato com o mundo (durante as férias), com os perigos que proporcionam, por outro lado, reforça a vida comunitária e espiritual da criança. Dar-se a oportunidade de praticar muitos esportes que em outros tempos seria impossível” (Diretório art. 105). Especialmente esportes náuticos, montanhismo, cachoeiras, peregrinações, etc..
“... o contato com a natureza, com sua beleza e paz, nos renova e reconforta” (Beato João Paulo Magno).

       Em nosso primeiro dia de convivência de férias aqui na cidade de São Francisco Xavier, no interior de São Paulo, fizemos uma entusiasmante aventura descendo a cachoeira de " Pedro David". O nome do esporte se chama "kênio" e nos guiou através do rio o grande companheiro e guia nestas férias em São Francisco o sr. Miragaia do Centro de Apoio ao Turista, o CAT. Simplesmente, demais.

CONFIANÇA NO MEIO DA TEMPESTADE




Levantou-se com o pé esquerdo...
É o que dizem tantas pessoas quando começam o dia aperreadas com algum infortúnio. Permanecer confiantes no meio das tempestades é das almas grandes, daqueles que sabem permanecer firmes e vencer o mal humor.

A respeito disso ensinava com uma anedota Tihamer toth:
“Nas profundezas do mar, onde nunca chegam os raios do sol, onde a natureza já não tem cores, onde a temperatura se mantém invariavelmente a volta do zero, onde se rarefaz o pouco ar que o oceano contém, onde o peso desmedido das águas deveria esmagar tudo, neste mistério obscuro das ondas – oh! Maravilha – vivem peixes luminosos. Nada lá chega da energia radiante do sol, desta fonte única da luz terrestre; uma obscuridade acabrunhada e gelada se estende sob as ondas; mas a sabedoria do criador não esqueceu estes lugares sombrios, e criou peixes, semelhantes a lanternas vivas, que vivem e giram nestas densas trevas. Alguns têm sobre as ilhargas glândulas que brilham como pérolas; outros, tem à frente no cima da cabeça , como uma pequena lente que recebe a luz destas mesmas glândulas, intensifica-a e projeta-a para frente como se fosse um refletor.

Ora, meu filho, se as profundezas do oceano escondem uma vida assim radiosa, não tens tu razão alguma, se a boa ordem reina em tua alma, por ti deixares oprimir por idéias escuras; nem razão para ti “levantares com o pé esquerdo”...

Esforça-te para seres alegres como as aves, que a força luminosa da tua alma vencerá o teu mal humor. Sê sempre, em casa, uma fonte de vida, de alegria, de jovialidade e de luz, sobretudo nas horas em que o véu sombrio da tristeza, das preocupações materiais e dos múltiplos males da vida cobre tua alma...” e inclusive a alma de teus pais. Depois da escuridão vem a luz, e depois da tempestade vem o tempo bom (Jó 13,12).


Que Deus ti abençoe.

TODA VOCAÇÃO NASCE DA CRUZ



     Toda vocação nasce de uma experiência de amor a Cristo crucificado. "Assim como desde a cruz, Jesus, atrai todo homem para si, assim, desde a cruz, atrai também Cristo aos que tem vocação. A fonte de toda vocação a vida consagrada na Igreja é a Cruz de Cristo". 
Assim um dia eu também me senti atraído pela Cruz de Cristo. Escreve Pe. Buela em seu livro "Sacerdotes para Sempre":
E qual é a causa desta atração? Se pergunta o Padre " é que tudo aquilo que o mundo considera desprezível, Cristo chama de agradável: pobreza, perseguição, pureza, obediência. E tudo aquilo que o mundo considera agradável, Cristo chama de desprezível " (1Cor 4,13). Que a Cruz de Cristo continue gerando novos cristãos, consagrados e sacerdotes santos para sua Igreja.

P.Maciel

Acão de Graças


A Ti Senhor Louvamos e Ti bendizemos...
por este ano que terminou
pelas coisas magníficas que pudemos alcançar
e pelas pessoas fantásticas que colocastes em nosso caminho
dia a dia nos acompanhando especialmente com orações.
Deus abençoe a cada um de vocês
e que possamos estar juntos neste novo ano
e sempre até a pátria eterna no Céu.

Feliz Ano Novo!