QUERO!


QUERO!
Que força irresistível se desprende desta palavra!  Com ela o impossível torna-se possível...  Ao ver os Alpes cobertos de neve e de gelo, exclama-se quase instintivamente: ” impossível transpô-los! ” . Ora, Aníbal... e Napoleão disseram: “ Quero! É necessário! Ei de transpô-los!  ” – e transpuseram-no com seus exércitos.
Em 1866 antes da batalha de Lissa, o almirante austríaco Tegethoff quis dá a sua tropa uma frase: “ Muss der sieg von Lissa wender ” – é necessário que a batalha de Lissa seja uma vitória. Mas, mal tinha começado a ditar as duas primeiras palavras, começou o combate.  A frase ficou no “é necessário” misterioso, e a força destas duas palavras levou os austríacos à vitória...” é necessário! Quero!” que palavras poderosas!
Eu desejaria que, também para ti meu filho, esta palavra tivesse o mesmo poder, que compreendesses bem que fonte de energia ela encerra.
Acaso sabes tu querer?... Muitas vezes aconteces de dizeres: Se eu quisesse poderia fazer isso... se eu quisesse poderia ser o primeiro... se eu quisesse poderia ser pontual... se eu quisesse, poderia fazer todos os dias as orações da manhã e da noite... Confessar toda semana... Fazer faculdade de medicina... começar uma grande empresa... ou me consagrar a vida religiosa.
Quid quisque possit, nisi tentando nescit – diz o provérbio latino: o que alguém pode fazer, só o sabe tentando. Admitamos que é sempre assim. Esforça-te, então, por querer, ao menos uma vez!  (Tihamer Toth)