O jejum dos olhos, mediante a modéstia




         O jejum dos olhos, mediante a modéstia

             Agrada muito a Deus esse jejum e é de mérito muito elevado por três razões:
1ª  Porque a modéstia reprime as paixões e opõe uma barreira ao pecado. Sabeis o que significa aquela sentença da sagrada Escritura: A morte subiu por nossas janelas, de Jeremias (Jr 9, 21)? Que o pecado e a morte da alma entra pelos olhos quando não se procura submetê-lo com a modéstia. Jó, o santo varão, que tinha ruminado essa máxima, declara: « Eu fiz pacto com meus olhos de não pensar jamais em coisa má» ora,  por que diz «não pensar», em vez de «não olhar coisa má»? Porque o pensamento vai tão intimamente unido aos olhares, que não pode separar-se delas, é assim, que a modéstia nos preserva do pecado.

2ª  Porque a modéstia gera o recolhimento, desterra as distrações, fomenta a piedade e a devoção. Quem deseja rezar bem as suas orações, tem que ser muito recatado, discreto.

3ª  Porque a modéstia edifica ao próximo, afeiçoa, ou seja, inclina a virtude e leva a Deus. A modéstia dos religiosos Santos inspira agudos remorsos aos pecadores e reprime seu desenfreio.

São Bernardino, por exemplo, continha com sua modéstia aos companheiros licenciosos, indecentes,  que, ao lhe ver, exclamavam: «nos comportemos como Deus manda, que ai vem Bernardino.» De Santo Efren se diz que não se podia olhar para ele sem sentir devoção, sem propor-se chegar a ser melhor, devido ao extraordinário de sua modéstia e à virtude que ele transpirava.

A modéstia de São Luciano, mártir, era tão admirável e eficaz, que compelia aos pagãos a abraçar a fé cristã. O tirano Maximiano, conhecedor de tal prodígio, por medo de que sua atitude recatada lhe convertesse, mandou pôr um véu entre eles.

Irmãos, guardai o recolhimento e a modéstia nos olhares, na atitude, nos gestos. Esforçai-vos para que todos seus sentidos jejuem por meio do recolhimento. Santificareis assim devidamente a quaresma, e seus quarenta dias darão frutos ótimos de virtude e de méritos.(S.Marcelino Champanhar)

Uma boa Semana Santa para todos!